Todos nós somos inovadores. Nascemos com o benefício da criatividade. É dela que nasce a inovação. Portanto, mesmo que você não se enxergue como um ser criativo, você é criativo e sendo criativo é capaz de inovar.
Porque não acreditamos nisso? Os motivos podem ser vários, simples ou complexos, com explicações teóricas ou desculpas infundadas. Mas, falando apenas do banal, que aliás não é tão banal assim, desacreditamos porque nem sequer pensamos em explorar nossa criatividade, não buscamos recursos nem oportunidades para isso, engolidos que somos pelas obrigações e afazeres profissionais, sociais e, pior, financeiras.
Mas, há recursos para sair da imobilidade criativa, ganhar inspiração e inovar.
Aqui, nós que somos empreendedores, usamos o Modelos de Negócios – o Canvas – para nos ajudar a pensar, refletir, criar e inovar nos negócios. Seja no momento de iniciar um negócio novo, seja para reavaliar um negócio existente ou para agregar um novo serviço ou produto na empresa.
O autor, Alexander Osterwalder, apresentou esta solução no livro Business Model Generation publicado no Brasil pela Alta Books, em 2011, com o título Inovação em Modelos de Negócios.
Lemos e relemos o livro. Estudamos, testamos e adotamos o Canvas. Dessa experiência resultou um curso, que orienta na utilização do Canvas, com exemplos adaptados para a realidade dos pequenos negócios.
Essa experiência resultou no curso Preparação: da ideia ao negócio, que é o terceiro passo do Trilha de referência para o empreendedor – Trem.
Agora é sua vez de criar e inovar.
Esse texto me motivou bastante, obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa