Estudar a distância

No Brasil, em 1923, a Fundação da Rádio Sociedade, do Rio de Janeiro, transmitia programas de literatura, radiotelegrafia e telefonia, línguas, sob coordenação de um grupo da Academia Brasileira de Ciências. O Instituto Universal, fundado em 1941, é considerado como uma das primeiras experiências de educação a distância no país, utilizando basicamente material impresso. Isso significa que a superação da distância é um caso antigo na Educação.

Hoje em dia, a educação a distância é parte integrante de todos os processos educacionais: os formais, os corporativos e os abertos e livres. Mas, nada mudou no processo de transformação e construção do conhecimento. Mudaram, e muito, as tecnologias. Evoluindo do papel para o computador, do rádio e da TV para internet e as redes.

Essas mudanças tem uma conseqüência importante para a educação, que migra de um processo bilateral para um processo multilateral. As tecnologias atuais substituem a lógica bidirecional pela multidirecional, criando novas oportunidades para o ensino-aprendizagem, como por exemplo, a realização da capacitação em empreendedorismo do projeto IFAC Empreendedor.

Estudar a distância atualmente tornou-se uma rotina para muitas pessoas. Desde aquelas que estão na educação formal, fazendo uma graduação ou especialização, até as que buscam cursos – pagos ou gratuitos – para aprimorar ou desenvolver novos conhecimentos.

A internet tornou-se uma grande escola, com milhares de oportunidades para aprender, por meio de cursos estruturados ou de conteúdos livres que cada um pode organizar e utilizar para aprender.

Os recursos de comunicação, sem nenhum custo, como Skype, Redes sócias, Whatsapp simplificam o exercício do diálogo entre todos os atores dos cursos e eliminam barreiras hierárquicas.

Em contrapartida, quem estuda a distância tem de crescer em responsabilidade, organização, disciplina e capacidade de concentração. Cabe ao estudante de cursos a distância criar sua própria programação, cumprir a carga horária prevista, aprender com a ajuda do tutor e realizar todas as tarefas, sem ninguém que lhe conduza presencialmente.

O estudante torna-se mais independente, autônomo e maduro, na medida em que se estrutura para estudar, estuda e obtém bons resultados.

Nos próximos dias vamos iniciar um estudo a distância, usando plataforma de educação e muitas ferramentas da internet, principalmente este blog e o Whatsapp. Acreditamos que valerá a pena, mas enquanto esperamos é bom nos prepararmos. Por isso, selecionamos, como exemplo, dois vídeos de uma menina que fala sobre estudar a distância. Ela é Miriã Sant’anna, um bom exemplo para nós, como pode ser também para outras pessoas que não estão agora por aqui. Se você gostar dos vídeos, mostre-os para seus amigos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s