Conceitos importantes na metodologia do desenvolvimento do cliente

Você já viu esses conceitos no curso Entendimento: descobrir o cliente.

Mas, como são conceitos importantes e, de forma geral, úteis para a vida, seja pessoal ou profissional, vale relembrar.

  1. Iteração

O termo se origina no desenvolvimento de softwares, quando os programadores iam construindo um programa passo a passo, validando cada passo junto aos usuários. Seguindo essa mesma lógica, a iteração passou a ser aplicada no desenvolvimento para web, e agora para os negócios.

Iterar é repetir a busca para acumular informação e experiências e construir conhecimento.

  1. Aprendizagem

Aprendizagem é o processo de construir novos conhecimentos, adquirir ou aprimorar habilidades, desenvolver ou modificar comportamentos.

O aprendizado de dá pelo relacionamento entre pessoas (amigos, professores, sociedade) ou da pessoa com recursos que permitem interatividade (soluções multimídia), seja formal ou informalmente, presencial ou a distância. E, ainda, da busca de informações (livros, revistas, internet).

  1. Descoberta

Descobrir é remover aquilo que cobre, clarear o que está obscuro.

Processo da descoberta é a revelação, pra si mesmo ou para outros, de alguma coisa que não se sabia ou que se achava escondida.

Observar, refletir, pesquisar, ler, perguntar são atitudes importantes para ajudar a descobrir aquilo que não sabemos.

Podem ocorrer também descobertas por acaso, por coincidência.

  1. Pivotar

A palavra pivotar é um neologismo criado a partir da palavra pivô (do francês pivot) que significa “aquilo que sustenta; suporte”

Em esportes de equipes (por exemplo, basquete) o pivô é o jogador que serve de ponto de apoio para armar as jogadas.

Para o mundo dos negócios, o pivô é o ponto em torno do qual estamos girando em busca de entendimento para adequar uma ideia, um produto ou um negócio como um todo.

Na filosofia de descoberta do cliente, pivotar é exatamente isso, girar em volta, agregando informações até obter uma resposta satisfatória.

É preciso entender que, nesse caso, não se roda em círculos, mas em espirais que, irão crescer até o ponto em que as respostas satisfaçam e seja possível prosseguir para a próxima etapa.

Este último conceito – pivotar – é o mais novo no contexto dos negócios. Por isso, selecionamos um vídeo que ilustra bem este conceito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s